08/06/2012

Escrevendo o seu sonho... (Part.1)


  • -Introdução:
Primeiramente,eu não sou Expert em mangá ,mas eu já estou fazendo um curso de mangá a 4 anos, já criei algumas tirinhas independentes e uma história no mesmo curso.E li vários cursos em revistas e parte em blogs para redação!Enfim,estou aqui escrevendo a fim de esclarecer algumas coisas sobre escrita,e muitos de praxe já devem ter visto estas regrinhas!E nem sou uma letrada em nada (Eu apenas escrevo,escrevo e escrevo.),apenas estou fazendo isso como diversão e compartilhamento de informações (Que coisa mais linda eu escrevendo assim >*^*<!).Esse texto foi feito com base em uma pergunta do Yahoo que eu respondi (Clique aqui para ver meu perfil.).
Como já disse,o "Escrevendo o seu sonho..."É um pequeno arrebanhado de textos com liçõezinhas em que algumas pessoas já aprenderam em cursos e ao decorrer de se fazer uma história.Nesta primeira parte damos início nas descrições dos personagens e o começo meio e fim.


  • -Começando do começo:
Então vamos começar a tirar as nossas ideias da cabeça!Tomaremos esse texto como uma base: 

"Em uma rua movimentada,Saika,uma menina de 16 anos,avista um garoto. 'Olá!' Ela se aproxima do garoto, e os metros se diminuem,até que...O despertador a acorda,e lembrando que neste dia seria nublado,igual o dia que nunca aconteceu.

O que realmente precisa ser feito é um roteiro em escala maior.Por a sua ideia no papel e descrever detalhes e ações.Mas até antes de tudo isso mesmo,você tem que saber dos personagens.
Então faça uma descrição do seus personagens.(Coloque para cada um o nome inteiro,idade,descrição física,história de vida,psicológico, e vale por também tipo sanguíneo.Lembrando-se que uma história precisa ter um nexo,e o personagem deve se encaixar nisso,ter sua própria personalidade e expressão,distinta de outros.)

Agora veja o que precisa ser feito:
-"Saika,uma menina de 16 anos." (Sim,ela tem 16 anos e daí?O que mais?Precisa de uma história,precisa saber de como ela é.Dar essas qualidades a personagem deixa ela mais viva,e quando for escrever ou desenhar,a deixará mais expressiva e dará a você mais ideias de outros personagens e mudanças na história.Lembrando que na história você não precisa descrever a personagem todas as vezes,uma vez apresentada já está ótimo!)

-"O garoto" (Aqui precisamos da descrição do personagem inteiro!E de um nome principalmente.Eu optei por deixar um romance no qual a garota não conhece o rapaz.Mas na hora que ele for apresentado precisamos saber como ele é!)

E depois de pensar bastante nos personagens (E não esqueça de personagens secundários e o antagonista principal.),escreva uma história,e tente encaixar com os personagens.Não esqueça que cada detalhe da história tem momentos diferentes,e esses momentos tem que criar vida e não ser confuso.Então o mais fácil é separar em arcos.



  • -Detalhes:
      1. Lembre-se que toda história tem um começo,meio e fim. O começo deve ter a introdução dos personagens e uma breve descrição do meio e espaço que vivem,e claro,o início da aventura.Se for necessário também dê uma introdução ao antagonista,mas caso não queira,não demore muito a "mostrar as raízes do mal".
      2. No meio da aventura,é muito importante deixar os personagens secundários à amostra,e essa parte pode ter todo o conteúdo de aventura,dramaticidade.Lembrando-se que uma Fanfic,como é de forma escrita,deve ser interessante,e que faça o leitor querer ler mais e mais,então a sugestão é que coloque algo sugestivo;brigas,triângulos amorosos,suspenses,comédias,mas isso apenas se o autor quiser.
      3. E o desfecho,que por sua vez,pode ser o fim,ou apenas outro começo.É difícil de se escrever um fim,algumas vezes enrolamos,ou outras vezes encurtamos demais e depois falamos "É isso?".O melhor é sempre existir um outro final,a sugestão é que se faça dois ou mais finais,e veja qual se encaixa melhor a sua trama,ou coloque em votação,mas o final é você quem escolhe.E sempre é legal também,colocar uma opinião do personagem,seja ele tirando sarro ou falando de maneira séria!  


Então pessoal,por enquanto é isso!!Espero que coloquem a sua opinião e acrescente mais coisas boas nessas matérias,e se tiver algum erro ortográfico me desculpem,eu me esforço para que tudo esteja escrito de forma clara e correta.
Até mais (*^*)/!!!


Veja também:         



Um comentário:

  1. LOL
    Foram ótimas as suas dicas *u*
    E o que você disse no final sobre você mesma também serve como dica para todos. Já que,convenhamos,que é muito chato ler uma estória cheia de abreviações e erros ¬¬''

    Você escreve beeem demais *w*/~

    Ah,eu te coloquei na minha sidebar como minha afiliada,ok? >u<' kk

    Até mais,sua fofa ^o^

    ResponderExcluir

Antigo Novo Início