29/08/2015

Personalidades dentro dos Animes: O que é Meganekko e Bokkukko?



Ali estava um Otaku, vendo os seus Animes calmamente, até que se depara com uma personagem na qual tem uma personalidade singular. Destemido, ele atravessa os confins do Cyber-espaço, e logo carrega uma página para saber mais sobre essa identidade. E sim, ele descobre que essa personalidade tem um nome.
Aliás, várias personalidades com vários nomes.
Todos que caminham do lado Otaku da força, sabe o nome das personalidades das personagens. Todos conhecem as Yanderes e Tsunderes, mas também há outros tipos de personalidades, que serão divididos em alguns Posts. Afim de explicar melhor essas personalidades que tanto se repetem nos animes.
________________________________________________________________________

O que temos para hoje? Talvez umas dicas de personagens que vão te deixar com vontade de mudar de óculos de repente, fazer com que você, moça dos olhos brilhantes que estiver lendo o Post passe a ter uma forte vontade de dar uma mudança no visu!

Meganekko 


Você vai andando por um corredor da sua escola, você está satisfeito com tudo que vê, até que você vê que está com fome, você coloca a mão no bolso e sai feliz para cantina, quando você quase entra na fila, você esbarra seu ombro com uma menina que utiliza um lindo par de óculos. 
É isso aí, você encontrou uma Meganekko. Geralmente são meninas que utilizam óculos e que por isso marcam sua personalidade, temos dois grandes exemplões, Kuriyama Mirai de Kyoukai no Kanata, que além de usar aqueles lindos óculos vermelhos, tem como um admirador um aficionado por óculos! Outro exemplo é a Miyuki Takada de Lucky star





*(Adendo: Como bem lembrado pela Ana-chan. O masculino de Meganekko é Megane Danshi, Megane-kun ou Megane Otoko, inclusive tem um anime que fala de um clube de garotos fissurados em óculos. É gente, tara de óculos até Japonês tem!)*


Bokkukko 


Depois do lanche, você volta para aula, elas acabam e você decide voltar para casa e faz as coisas do seu cotidiano. Entediado, você resolve dar uma voltinha por aí, e adivinha, você esbarra com outra menina, mas ela parece bem mais diferente, ela resmunga alguma coisa e sai com seu traje masculino.
Bokkukko são garotas que são um pouco masculinas, tanto em algumas atitudes quanto em escolha para roupas, mas isso não muda a sua preferência sexual, apenas implica em como elas se comportam e se vestem.
Temos como exemplos Kagura de Azumangá Daioh e Naoto Shirogane de Persona 4, que se veste como menino para ser um detetive, e não é que ela consegue?



Apesar de apenas falarmos do vestuário neste post, essas feições ainda são utilizadas como um ramo de personalidade para compor características presente em alguns personagens. Continuaremos com a série de postagens brevemente! Até a próxima!  


Referências/Créditos:
Google (Imagens)
Exolimpo: 
Wikipédia:
Urban Dictionary:

18 comentários:

  1. Oi!!^-^
    Primeiramente queria dizer que amei a maneira como fez o post,colocar o leitor na cena, realmente muito original *--*
    Eu acho que Meganekko e Bokkukko são bastantes comuns nos animes e mangás, mas quem não ama uma boa Meganekko ou Bokkukko? pode se dizer que são os típicos clichés dos animes que todos adoram ¯\_(ツ)_/¯

    Espero que continue a fazer mais post's assim, a falar das personalidades dos animes :3

    Kiss*3*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D Obrigada Jo-chan!!
      A primeira coisa quando pensei em fazer essa série de posts foi como as pessoas iriam interpretar o que escrevo. Por isso quis dar exemplos e fazer de um jeito com que todo mundo entendesse, e para não ficar entediante!
      :3 Essas características que fazem charme e deixam o mangá que além de mais personagens, fica bem divertido de ler né?

      Esse posts sempre vai vir no final do mês, se quiserver mais duas matérias veja Aqui linda Jo-chan!!! ♥

      Excluir
  2. Nossa só conhecia os principais gênero de personalidades como as Yanderes e Tsunderes mais esses outros gênero ainda não. Agora consigo identificar claramente os personagens. Mais alem de eu conhecer as personalidade Yanderes e Tsunderes mesmo que superficialmente você poderia dar um foco mesmos mesmo visto que na maioria dos animes possui pelo menos 1 personagem(a) com essa personalidade.

    http://seumundodoanime.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Washington!!! Sim, sim, por isso fui dar uma pesquisada no tema, afinal, depois que descobri muitos termos, eu quis passar esse conhecimento adiante. E foram muitos tempos de pesquisa hein??? :3
      Eu não entendi muito bem o que quis dizer, mas se você está falando sobre a Yanderes e Tsunderes confira os textos aqui!! Faz bastante tempo que eu fiz eles mas eles fazem parte da coleção desta postagem. Vou tratar de todas as personalidades possíveis aqui!!

      Muito obrigada pela sugestão Washington! Abraços!

      Excluir
  3. Não sabia que essas personalidades tinham um nome *---*
    Tava pensando aqui em comentar sobre qual personalidade eu prefiro, acho que Bokkukko porque acho charmosas demaais, até pegava ♥‿♥ #prontoparei ahsuahsua já até quis cortar o meu assim mas acho que não daria certo comigo.
    Eu gosto mais de personagens masculinos que usam óculos do que as femininas, eles me seduzem muuuito (até porque eu tbm uso óculos), tipo o Tezuka de The Prince of Tennis e o Yukio de Ao no Exorcist (≧∇≦)

    Kissus~
    Blog:ShyandBrave

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah!! Que bom que eu estou conseguindo passar essa informação adiante, alcancei meu objetivo com essa série de postagens!!
      As Bokkuko sempre são bem chamativas né? Eu gosto das Meganekko porque são fofas, mas quando se soma um Slice of Life + Bokkukko sempre há personagens assim, e elas sempre são as mais engraçadas, acredite!! Be-chan UHUEUHEUHUHE XD! Naoto ou Kagura hein? Huehuhehuehehu!
      Óculos é um charme a parte né? Tem certas pessoas que com o óculos parecem ser completas com aquilo!! (Usar óculos é legal??)

      Beijinhos Be-chan!

      Excluir
  4. Eu só conhecia Yande e Tsundere mesmo, e não sabia que meninas que usavam óculos eram chamadas assim *o* sou uma Meganekko. Adorei o post, eu realmente me senti esbarrando na garota de óculos. "...quando você quase entra na fila, você esbarra seu ombro com uma menina que utiliza um lindo par de óculos. " * solta purpurina *.

    E você sabe me dizer se garotos que usam óculos são chamados da mesma maneira? Ou não?

    Enfim, um beijão Keiko-chin e até mais ♥

    Menina Otaku - http://mundomeninaotaku.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :DDDD MEGANEKKO É O QUE HÁ!! Muito obrigada por ter gostado do post. Sério, seu comentário foi incentivador Ana. Se você sentiu assim, então estou feliz que você entendeu a matéria! *Dá um abraços* WAAA KAWAIII!!!♥
      ANNIE-CHAN!

      Olha, geralmente, nas pequisas que fiz o público que eles mais referem são as meninas, porém eu esqueci de citar no texto, (e vou consertar isso!) a forma masculina de Meganekko é Megane ou Megane-kun, inclusive há um anime que fala sobre meninos que usam óculos.
      (Boa por ter me lembrado dessa!! Vou até colocar você nos créditos!!)

      Um beijão Annie!! Até!!

      Excluir
  5. Conheci os arquétipos de personagens Yanderes e Tsunderes através de você, Keiko, há mais de um ano. E agora me deparo com a descrição de personagens Meganekko, que são umas graças!

    Eu não estou habituado a tais terminologias, acho que por consumir animes antigos e com temáticas mais adultas fico desatualizado. Porém, essas informações despertam muito minha curiosidade, porque exibem características bastante familiares.

    Creio que não só os animes mais atuais exploram esses arquétipos. Puxando pela minha memória (muito falha), recordo de alguns personagens dos anos 90 e 80 que se enveredam mais ou menos por estes caminhos, apenas penso que ainda não haviam sido categorizados.

    Bem, vejamos o que nos reservam os próximos posts dessa temática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D Waah!! Eu lembro seu comentário através de um Post meu! Fiquei lisonjeada novamente por ter lido e gostado desta pequena matéria e das personagens!
      Sim, eu reconheço isso, os mais antigos contém uma trama mais elaborada, e muito mais séria, o que sempre torna as características dos personagens mais reais, e com apenas um fio dessas personalidades apresentadas. Quando falo sobre isso já me vem a cabeça Cowboy Bebop e Neon Genesis Evangelion! São sutis os traços desses perfis que conseguimos identificar, mas eles estão lá!
      Acho que depois do grande Booom que teve no mercado de animes e mangás eles precisaram categorizar, afinal, um personagem não só vive de garotas ou garotos Tsundere!!

      Aguarde que mês que vem vai ter outro saindo do forninho!!
      Abraços Andy!!

      Excluir
  6. Oláá, Keiko-chan >u<
    ~Fique sabendo que eu não tava aparecendo nos comentários, mas eu tava lendo os posts, as vezes sou leitora fantasma :B~
    Não conhecia essas, acho que só conhecia mesmo as "deres" /qq sou uma Meganekko <3
    Adoro a Miyuki (Sério mesmo? Jesus, nem parece...) ♥ não sabia que tinha um nomes pra essas duas personalidades, mas são japoneses, né... tem nome pra absolutamente tudo.
    Nhá, eu acho as Bokkukkos tão fooofas ♥

    ~~chu
    just-neko.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. xD Miyu-Miyu!! Tudo bem menina! Eu entendo como é, algumas vezes não dá para comentar em todos, mas ico eliz em saber que lê meus posts!! ^_^
      Hehehhehe Miyuki gostando de Miyuki! Elas são personalidades pouco conhecidas, por isso achei interessante trazer aqui! Eles gostam de por nome em tudo, e calma que tem mais ainda!

      As Bokkukkos são diferentes né?
      Beijocas!!

      Excluir
  7. YOOOOOOO~~
    Gente, eu não conhecia isso KKKKKKKK, só sabia aqueles comunzinho mesmo. Mirai AMO AQUELA MEGANEKKO DIVA LÁ <3 *-*, mas eu não entendi, tipo, Meganekko seria quem usa óculos? E se destacam por isso? Sei lá KKKK.
    BOKKUKKO *---* - Adoro personagens com um estilo mais masculino SHUSHSUH, elas sempre arrasam u.u. Eu particularmente acho que esses dois tipos aí são comuns nos animes e ainda bem né, adoro isso <3

    Bye bye!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra isso estamos aqui Nan-chan!! Vou fazer o meu melhor para poder explicar mais sobre essas personalidades que encontrei!!
      E sim, Meganekkos são meninas que usam óculos, e são reconhecidas por usarem óculos. Por isso usei o exemplo da Mirai, pois o óculos é um elemento que faz parte dela, em muitas cenas ela mexe o óculos de maneira diferente, e quando o Akihito pensa em um presente, ele compra o que? Por isso ela é Meganekko, óculos de aro grosso vermelho, que destaca na pele branca com seus cabelos rosa-claro.

      :3 Bokkukkos para mim serão diversão garantida! (Geralmente são as que tem piadas mais engraçadas a fazer!)

      BEIJINHOS!

      Excluir
  8. Yooo belezura!? ~brotando aqui divamente u3u~

    Cara, eu acho a Mirai tão queridinha >///////< Dificilmente eu curto óculos em personagens, MAS A MIRAI ARRASA NO GLAMOUR SOBERANO COM ESSES ÓCULOS VERMELHOS! Aliás, falando em Kyoukai No Kanata, cê viu a treta hard que teremos no segundo filme!? Nossa, eu vi o primeiro filme que lançaram e o finalzinho dele é para estuprar corações! Nem se fala do trailer do segundo filme! Que só comprovou que a coisa vai estar mega tretada!

    Cara, essa das garotas "pseudo-machos" eu não sabia! Sinceramente, não curto muito esse estilo de personagem, algumas ficam bem forçadas, assim como as Tsunderes. Acho pouquíssimas personagens tsunderes realmente boas, pois no geral ficam aquelas garotas irritantes e bipolares. Mas, dependendo da forma como a personagem for explorada eu posso curtir imensamente ela!

    P.s: Não sei porque diabos, mas essa imagem da Kagura me lembrou a Riza de FullMetal '-'

    Enfim, vou ficando por aqui

    Kiss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maaanoooo, que treta do mal que deu o segundo filmeee!! "Dare?" Maaanooooo, eu vou chorar, sabe porque? Por que é Kyoto Animation!!!! Não consigo parar de pensar que o primeiro filme só foi feito para atiçar o segundo. Vai ser F*** demais!

      huheuuehhue Hina-chan, eu estou dando altas risadas com seus comentários! Acho que você daria bem assistindo Azumangá Daioh, porque a Kagura é muito mais natural do que parece, sério, é muito engraçado. (Você vai curtir O grupo das três idiotas! -Só vendo o anime para entender-!)
      Tem algumas meninas Tsunderes que me dão no nervo também. Dá vontade de xingar!

      Acho que é por causa da Gola alta, e da roupa justa no corpo! Só acho, do resto não sei não viu!

      Quero mais comentários seus Hina-chan, você é muito engraçada!
      Beijos!

      Excluir
  9. Gostei do post~ Eu meio que já sabia pq vc ouve isso no povo do tumblr etc e no próprio animê, se tiver otaku e tal. O termo eu ACHO que é sobre megane (óculos) + ko (garota), né? Eu já ouvi esse termo no modo masculino mas, embora eu acho que para garotas não seja o mesmo caso, "Megane-kun" é SUPER pejorativo. Não é tipo "garoto fofo com óculos" ou "garoto com óculos", é tipo... Nem sei explicar AUHAUAHSUHSUAHSIA Mas aconselho a não usar o termo no modo masculino se não souber exatamente o que é.
    Se não me engano, em Ao no Exorcist tem uma cena que brinca sobre o Yukio ser um megane-kun, mas daí eu não lembro se era Ao no Exorcist mesmo ou outro animê.
    Sobre o bokukko, eu nunca tinha ouvido, mas é tipo tom-boy em inglês né, pelo que eu entendi. Achei legal ter um termo japonês só pra isso nos animês.
    Essa parte ficou confusa "mas isso não muda a sua preferência sexual, apenas implica em como elas se comportam e se vestem." porque faz alusão que identidade de gênero e preferência sexual estão ligados, sendo que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Uma é o que você é, e a outra é o que voce gosta. E pelo que eu vi, bokukko é tipo "garoto menina", então é só mais masculinizado, mas não assume realmente o gênero masculino em si né? Não entendi direito, porque se for só ela se vestir seria um clássico "gender bender", então personagens femininas não constam na lista, só aquelas mais masculinizadas.
    E, assim como a menina ali em cima, também acabei lembrando da Riza Hawkeye de FMA SAUIHUHAUSUA Ela é foda, fica mais masculino mesmo com roupa militar, mas também porque não pode ser muito diferente XD

    Flws~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :D!!! Sim, sim!! Vi muito dessas junções de significados, porém quis fazer algo simples para que todo mundo entendesse o que o gênero representa, depois indiquei onde que fiz minha pesquisa para caso a pessoa quiser aprofundar mais!! Eu não sabia dessa sobre ser pejorativo, porque dos poucos animes que vi, nunca citaram esse adjetivo, apenas vi que eles falam desse jeito! Mas muito obrigada mesmo!! Vou colocar um aviso sobre isso!!

      Bokkukko é como chamam as meninas que se vestem parecidos com garotos, e até mesmo alguns aspectos comportamentais. Ou seja, elas praticam esportes mais pesados, algumas vezes se chamam por "Boku wa" - Usados pelos meninos- entre outros. Nessa parte quis mostrar que elas se vestem como meninos mas elas gostam de meninos, a Naoto é um exemplo, infelizmente eu preciso citar um Spoiler para explicar;
      SPOILER: (Ela é uma detetive que se comporta e veste como menino para poder investigar e não ser descoberta por outros policiais que é uma menina. Porém ela gosta muito de um rapaz que tem amizade e já investigou sobre ele.)

      Na verdade seria uma Garota-menina, que é menina porém se comporta como menino, porém que não tem o mesmo gosto que ele. ;u; Espera que tenha entendido o que eu tentei explicar.

      ÓH!!! A Riza é Bokukko também!!! xDD!!!

      Abraços!!!

      Excluir

Antigo Novo Início