29/07/2012

Paprika


Ao jogar essa pequena palavra na internet, o que encontramos? Lindos pimentões! Sim, esse é significado de Paprika (Ou Páprica escrito em Português - para os pimentões-).São pimentões doces, mas não estamos nos referindo a isso, estamos referindo a Paprika em forma de anime. Paprika é um filme loga-metragem dirigido por Satoshi Kon e escrito originalmente por Yasutaka Tsutsui.Animada pela Madhouse Studios.Foi lançado no ano de 2006 e tem aproximadamente 90 minutos de filme, sem contar alguns bônus no formato de DVD. Dublado em:Japonês, Inglês, Coreano, Francês ,Espanhol, Italiano, Germânico, Tagalo (Filipinas), Polonês, Português e Chinês. O filme conta uma história singela,e com um ar muito fantástico e futurístico, e com vários significados, levando até mesmo em conta de aparecerem obras de artes, monumentos e simbologias de conhecimento mundial.


Influências:

  • Como falamos, aparecem vários elementos ao decorrer do filme, e algumas delas são expressas, como uma boneca que ganha um certo destaque no filme, que se parece com aquelas bonecas colecionáveis dos dias das meninas. (Nota: Nos dias das meninas,que é chamado de Hinamatsuri, é comum ter uma coleção de bonecas com aparência da era feudal do Japão, a era Edo, que formavam uma estrutura da nobreza, serviçais e músicos. Dizem que as bonecas atraem os maus espíritos para si, a fim de proteger o dono, mas também a uma superstição que se não completasse a coleção traria azar no romance...)

  • E também um quadro bem interessante, que aparecem em alguns segundos do filme (Imagem acima.), o nome do quadro em que se passa esse confronto é Édipo e a esfinge de Gustave Moreau, no qual, na mitologia grega, Édipo (Retratado acima pelo personagem homem chamado Morio) foi homem na qual casou com sua própria mãe após matar seu pai, tudo isso sem ele saber. Essa história foi também reconhecida por psicanalistas que acabaram por colocar o nome Complexo de Édipo para crianças que se apaixonam pelo pai ou a mãe. (Agradeço à um Anônimo que me explicou o nome do quadro! Muito Obrigado!)



Sinopse:
Um grupo de psicoterapeutas inventam uma máquina, capaz de ver e gravar sonhos dos pacientes, para serem analisados. Mas três peças são roubadas,o terrorista apronta vários tipos de armações e que acaba levando as vitimas à loucura. Mas uma, está em mãos-confiantes, capaz de formar Paprika, a menina-sonho. E até lá, vários tipos de coisas acontecem, até que se encontra o verdadeiro criminoso por trás de tudo.


Ficha Técnica:

Duração: 1 H. 30 Min.
Gênero: Sci-fi,Psicológico,Mistério,Horror
Faixa etária: 14 anos.
Site Oficial: Paprika
Produção: Madhouse Studios



Eu assisti esse filme várias vezes, para tentar interpreta-lo e para ver detalhes da animação! Para quem assiste pela primeira vez fica perdido, por que não é um filme que segue alguma narração, ou que aparece algum tipo de pensamento em que o personagem se cala e pensa "O que está acontecendo?", é uma história linear e filosófica. É muito bem feito em termos de animação, é tão emocionante, e as cores são vibrantes tendo uma ótima diagramação na animação, também tendo um lindo efeito sonoro!

Os personagens são simpáticos, e a trama de certa forma envolvente...Mas a gama de personagens não é muito grande, apenas envolvendo na média de dez personagens (Incluindo os secundários). Agora uma coisa espetacular do filme é a música. Composta por Susumu Hirasawa, que fez o Álbum completo do filme, e ainda mais com a tecnologia do Vocaloid, com a  voz de Lola na canção tema, chamada "The Girl in Byakkoya." E há um projeto que foi parado em 2011 pelo falecimento de Kon, no qual uma personagem é idêntica a Paprika, só que com o nome Ririco, que seria feito um filme (Yume Miru Kikai ou "Máquina sonhadora.").
É muito difícil falar uma sensação aqui, esse filme tem todo um aspecto Non-sense, ou seja, as pessoas que gostarem de ver uma boa obra e ver de tudo (Drama, ação, suspense.) poderá se desfrutar desse filme.
Paprika é dos meus longa-metragem favoritos, e vi as obras mais famosas de Satoshi Kon, e concordo, a animação que ele promovia era linda, e será eternizada por esses filmes, e Paprika é o melhor deles.



Referências/Créditos:
Wikipédia (Hinamatsuri)
Wikipédia (Édipo e a esfinge)
Google (Imagens)

11 comentários:

  1. Olá Keiko-chan!!!

    como ta as coisas??? aproveitou bem as férias???
    Paprika.. é um animação que me deixa com uma criosidade imensa. Acho que um dia vou assistir! agora mesmo fiquei interessada de conhecer *--*

    Kisses =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixe,te conto..Foi uma correria só minhas férias...Cheias de atividades o-o....Fiquei encarregada de desenhar o cenário de um festival que vai acontecer na minha escola....Mas eu não só desenhei,eu levei o cenário de dois metros por mais ou menos cinco quarteirões...
      Mas as minhas férias foram legais...o-o {Eu fiz o meu Tumblr ficar melhor,fiquei feliz!

      Assiste Mii-nee-chan!!É TÃO ÓTIMO ESSE ANIME!!É MUITO LEGAL,UMA VIAGEM FANTÁSTICA!É bem no estilo do Satoshi Kon mesmo!Muito lindo!

      Excluir
  2. nyaaaah onee-chaan ;-; saudadis...
    vim lembrar do niver do kitsune dia 28 >.<
    to tar ti isperando la pra comer bolo e tomar leite >.<
    onee-chan, d q vc quer o bolo? *O*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. "Me desculpe foram tentativas de deixar um comentário bonitinho 8^8! (↑)"

      ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
      ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
      ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
      ♥♥♥♥♥♥♥Keiko-chan foi visitar♥♥♥♥♥♥♥
      ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥Parabéns Kit-san!♥♥♥♥♥♥♥♥♥
      ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
      ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
      ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

      Excluir
  3. Outra obra de Satoshui Kon muito legal é Perfect Blue. Recomendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi Perfect Blue e Good Fathers,Perfect Blue é uma transmissões de altos e baixos que a vida dá,e também vê um ponto de vista de quanto as Idols do Japão sofrem por não serem elas mesmas!

      Excluir
    2. Good Fathers ainda é um título desconhecido para mim. Vou Googlear, já!
      Valew a dica.

      Excluir
  4. O nome daquele quadro é "Édipo e a Esfinge" :p http://blog.opovo.com.br/sincronicidade/edipo-errante-visita-artaban/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!! QUE DAHORA!!! UAHUHSUSHUAHUSAHUSAUHS ENTÃO ESSE É O NOME DESSE QUADRO!! Já tinha escutado sobre o complexo de Édipo, mas não sabia que tinha essa história por trás de tudo isso!! Li este Blog!! GOSTEI MUITO!! Muito obrigada anônimo!
      O Post já está arrumado!

      Excluir

Antigo Novo Início